CRDH - Centro de Referência em Direitos Humanos


UM ESPAÇO DE CIDADANIA

      Apresentação

Ao longo da história sentimos a violação dos direitos humanos das mais diversas formas. A sociedade mobilizada exige leis e postura frente a uma realidade esfacelada pelo autoritarismo. Dessas lutas surgiram vários movimentos, organizações e trabalhos realizados por leigos em prol do bem comum. No readequar as políticas públicas, essas idéias fizeram e fazem a diferença na visibilidade de propostas onde a cidadania, a ética e moral são discutidos de uma forma mais ampla e efetiva.


      Breve Histórico

Com o foco no atendimento a vítimas de crime e seus familiares no ano de 2001 iniciou no estado de Santa Catarina suas atividades nas cidades de Florianópolis, Lages, e Joinville com o nome de PRÓ-CEVIC, passando na seqüência para CEVIC e posteriormente para CEAV. No ano de 2012 recebeu a atual nomenclatura: CRDH – CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS.

A principal mudança foi que ampliou os atendimentos para além de vítimas de crimes e seus familiares, ou seja, agora, toda e qualquer pessoa que tenha seu direito violado de algum modo, seja: preconceito, discriminação, intolerância, desrespeito, abusos, maus tratos, negligência, abandono, conflitos diversos, tortura, abuso de poder e violência doméstica, dentre outros, PODERÁ RECEBER ATENDIMENTO NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PSICOLÓGICA E JURÍDICA SEM CUSTO ALGUM.

Atuando em rede, objetiva o empoderamento dos sujeitos e o resgate da cidadania. Assim o CRDH - Centro de Referência em Direitos Humanos exerce o importante papel de articulador dos serviços junto à sociedade em todos os níveis de organizações. Esta situação é necessária para a construção de acessos a toda a população que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social.


     Serviços

Disponibiliza-se, um serviço continuado, integral e capaz de prestar atendimento jurídico, psicológico e social. A atuação inter e transdisciplinar dessas áreas, busca primordialmente intervir nos efeitos desestruturastes, coletivos e sociais dos direitos violados.


Atividades

Ø      Atendimentos aos usuários com escuta qualificada e sigilo profissional.
Ø      Criação de grupos com os usuários, conforme demanda.
Ø      Realização de palestras informativas e preventivas.
Ø      Realização de cursos e oficinas nas comunidades.
Ø      Atuação em rede.
Ø      Trabalhos em prol da formação de políticas públicas.


Coordenação

O CRDH é coordenado pelo CCEA - Centro Cultural Escrava Anastácia em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.


     CCEA - Centro Cultural Escrava Anastácia

É uma organização não-governamental sem fins lucrativos, localizada na comunidade do Monte Serrat, na cidade de Florianópolis. Fundada em 07 de junho de 1994 e registrada oficialmente em 25 de maio de 1998. Surgiu da intuição e do trabalho de mulheres negras da comunidade que tinham como preocupação encontrar alternativas para que seus filhos e filhas não ficassem entregues aos apelos dos traficantes e da criminalidade. Tendo como missão:

Empoderamento de pessoas e coletivos na superação
de suas vulnerabilidades, para que se tornem protagonistas
na construção de uma vida digna e de um mundo 
mais solidário e sustentável”.