quarta-feira, 18 de março de 2015

Prefeitura de Joinville - Material de Imprensa 

EDUCAÇÃO - Divulgada programação da Década dos Afrodescendentes
Joinville, 
17/03/2015 13:36:40
Joinville dá início a uma programação especial da Década Internacional dos Afrodescendentes 2015-2024. O objetivo é propagar respeito, proteção e liberdades aos afrodescendentes, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O decênio foi aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 e no Brasil é desenvolvido em busca de reconhecimento, justiça e desenvolvimento da cultura afro-brasileira.
Nesta quinta-feira (19), unidades escolares do município participam de um encontro no Teatro Juarez Machado no período da tarde. Haverá apresentações do bailarino e coreógrafo Jesse Cruz e grupos de dança, canto e música dos Centros de Educação Infantil e escolas municipais.
Na sexta-feira (20) ocorre o 1º Seminário Municipal de Educação para Promoção da Igualdade Racial, na Câmara de Vereadores. Os participantes ganharão bonecas feitas de pano a partir de nós ou tranças, inspiradas nas Abayomi, tradição do povo Iorubá (sudoeste da Nigéria).
Além disso, de 20 a 31 de março, o átrio da Câmara de Vereadores recebe uma exposição fotográfica, que ficará aberta ao público. As fotos foram tiradas por professores e estudantes, que também foram convidadas a participar do programa Conhecendo o Legislativo, da Escola do Legislativo.
Uma comissão formada por 17 professores, diretores, supervisores escolares e da Secretaria de Educação organiza o evento desde agosto de 2014. "Escolhemos o mês de março por ser emblemático, pois abriga o aniversário de Joinville e o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, no dia 21", explica Denize Aparecida da Silva, supervisora de ensino de história da Secretaria de Educação.
O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Prefeitura de Joinville, com o apoio das editoras SM e Grafset, da Fundação Cultural de Joinville e da Câmara de Vereadores de Joinville. "É um momento de avaliarmos os avanços na questão da igualdade racial em Joinville. Até 2024, vamos promover ações anuais dentro desta perspectiva", enfatiza Denize.
Programação
Encontro Afro-brasileiro
19 de março de 2015 - de 14 às 16 horas
Local: Teatro Juarez Machado

I Seminário Municipal de Educação para a Promoção da Igualdade Racial
20 de março de 2015 - de 8 às 12h e das 13h30 às 17h30
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville (inscrições esgotadas)
8 horas – cerimônia de abertura
8h30 às 10 horas – palestra “Nas Encruzilhadas: Reflexões para abordagens pedagógicas das religiões e religiosidades afro-brasileiras em Joinville/SC”, com o professor doutor Gerson Machado, do Museu Arqueológico de Sambaqui (Masj).
10h30 às 12 horas – palestra “A trajetória dos povos indígenas na busca dos seus direitos”, com a escritora e pesquisadora Marina Kahn, da Editora SM
13h30 às 15 horas – palestra “Memórias e patrimônio imaterial de comunidades quilombolas”, com a professora doutora Sônia Regina Lourenço, da Universidade Federal do Mato Grosso.
15h30 às 17h30 – palestra “Práticas para a promoção da igualdade racial: Lei 10.639 e sua efetivação no currículo escolar”, com a professora Jeruse Romão, da Editora Grafset.

Exposição fotográfica
20 a 31 de março de 2015 - de 13 às 18h
Local: Átrio da Câmara de Vereadores


Informações adicionais
Wagner Baggio
Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário