quinta-feira, 31 de julho de 2014

Casos de gripe sazonal colocam saúde em alerta
Joinville,
31/7/2014 10:45:08
O surgimento de dois casos de gripe sazonal em Joinville colocou em alerta o setor de imunização da Secretaria da Saúde. Num dos registros uma criança de dois anos contraiu a variação H3N2 da doença, foi tratada e já recebeu alta. Em outro caso, um menino de um ano está em observação com suspeita de H1N1. Nas Unidades de Saúde municipais ainda há disponibilidade da vacina contra a gripe. Esse ano a Secretaria de Saúde já havia registrado outros dois casos de H3N2. Os pacientes foram tratados e se recuperaram.
Faltando ainda 50 dias para o término do inverno, período em que o vírus da gripe se prolifera com mais intensidade, a orientação da área de imunização da Secretaria da Saúde é para pessoas a procurarem a vacina. “O vírus ainda circula e a vacina ainda é a principal arma para evitar a contaminação”, afirma Maria Goreti de Lara Cardoso, responsável técnica pela imunização.
Podem receber a vacina crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, mães que praticam a amamentação exclusiva e pessoas que tenham idade a partir dos 60 anos. As doses podem ser encontradas em todas as Unidades de Saúde da cidade. Para as pessoas fora do grupo de risco a vacina pode ser adquirida nas farmácias da rede privada.
Cuidados
A Secretaria Municipal da Saúde alerta os moradores para que redobrem os cuidados para evitar o contágio pelo vírus da gripe H1N1, nesta época do ano. Medidas simples como lavar as mãos com sabão, deixar os ambientes de casa e do trabalho arejados, agasalhar-se bem e cobrir o rosto com lenço descartável quando tossir ou espirrar são essenciais para evitar a proliferação da doença.
Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre acompanhada de tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. A pessoa que apresentar esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde para receber o tratamento adequado.
Entenda a diferença entre as gripes
H1N1 – Influenza A H1N1 (pandêmica 2009). Esse vírus causou uma pandemia mundial no ano de 2009. Os vírus do tipo A tem grande capacidade de mutação genética, podendo gerar surtos em nível mundial.
H3N2 – Influenza A sazonal H3N2. Não provoca pandemias. O número de casos é esperado para a época de sazonalidade, que no Brasil é nos meses de outono e inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário