TV Brasil exibe neste domingo (26) filme inédito para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
“A Trajetória do Genocídio Nazista”, uma produção do Museu Estadunidense Memória do Holocausto com imagens raras sobre o período, começa às 23h.
Holocausto foi o assassinato em massa de cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado Nazista e liderado por Adolf Hitler e pelo partido nazista.
Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos.
Mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram.
Sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Rejeitando qualquer negação do Holocausto como um acontecimento histórico, na íntegra ou em parte, a Assembleia Geral da ONU adotou por consenso, em 2005, a resolução A/RES/60/7, na qual condena “sem reservas” todas as manifestações de intolerância religiosa, incitação, assédio ou violência contra pessoas e comunidades com base na origem étnica ou crença religiosa, onde quer que ocorram.
Este mesmo documento pede à ONU que designe o dia 27 de janeiro – aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau – como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e solicita aos Estados-membros que desenvolvam programas educacionais para que a tragédia não seja esquecida pelas gerações futuras com o objetivo de evitar que atos de genocídios voltem a acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário