quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vale a pena ler esta iniciativa.

Noticias como a que esta escrita abaixo, me faz lembrar o tempo em que os mutirões eram realizados pelos vizinhos e amigos. Com uma feijoada ou outro prato iam se erguendo casas, limpando jardins, colhendo a colheita e tantas outras atividades. Ações que foram sendo perdidas com o tempo, mas não perdem sua validade.
Caso consigamos sair do nosso comodismo e isolamento social, melhoraríamos a nossa casa, rua, comunidade, município e quem sabe até sonhando um pouco, conseguiríamos “mudar um país”.
Que tal - vamos fazer a nossa parte!
Abraço
Carla


Mutirão de combate à dengue acontece nesta quinta-feira em Joinville
Moradores forma orientados a deixar o lixo em sacolas plásticas em frente de casa
Logo no início da manhã desta quinta-feira um mutirão de combate à dengue percorrerá 3.325 casas, 181 terrenos baldios em 84 ruas dos bairros Itaum e Floresta, na zona Sul de Joinville. Após orientar os moradores sobre a iniciativa ao longo da semana, por meio de panfletagem, é hora de agir.
As equipes vão recolher todo tipo de entulho que pode armazenar água parada. A região foi escolhida pela Secretaria de Saúde por ser a que mais concentra os focos do mosquito transmissor da doença. Dos 130 focos do Aedes Aegypti detectados em Joinville neste ano, 91 são no Itaum e 25 no Floresta. Dois casos da doença já foram confirmados em Joinville, 95 em Itajaí e o mais recente em Balneário Camboriú. — É uma situação preocupante, pois estamos nas mãos das pessoas. Dependemos do capricho e da ajuda de cada um — destacou a gerente de Unidade de Vigilância em Saúde, Jeane Regina Vieira. Mais de 250 pessoas participarão do mutirão, além de oito caminhões da Prefeitura, quatro caçambas da concessionária ambiental de limpeza urbana e uma retroescavadeira.
Os moradores já foram orientados a deixar o lixo, exceto o orgânico, em sacolas plásticas em frente de casa, para que as equipes do mutirão possam recolhê-lo. Vasos e pratos de plantas, cano, lona, pneu ou aro de bicicleta são alguns exemplos de materiais que podem acumular água parada e provocar a proliferação do mosquito. — Vale tudo o que possa acumular água. Se a pessoa tiver pena de jogar alguma material fora, deve deixá-lo numa área coberta que não acumule água — ressaltou Jeane.
Além dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, o mutirão contará com a participação de soldados do Exército, que vão auxiliar na coleta do lixo, e policiais militares, que ficarão responsáveis pela segurança dos servidores em possíveis abordagens. Defesa Civil e servidores das subprefeituras também completam a equipe. A previsão é de que o trabalho termine até as 17 horas. No primeiro momento, o mutirão ocorre apenas na zona Sul. Porém, a gerente de Vigilância em Saúde esclarece que os moradores podem organizar mutirões nas próprias comunidades. A Secretaria se disponibiliza a contribuir com orientações.
Confira as ruas por onde o mutirão deve passar:
Bairro Itaum: ruas Florianópolis, Monsenhor Gercino, Alfredo Wagner, Petrópolis, Uruguai, Maestro Graxa, Paraguai, Presidente Gaspar Dutra, Otto Jordan, Bento Torrens, João Machado, Tatuapé, Campo Limpo Paulista, José Renato Filho, Palhoça, Tatuí, Campo Erê, Benedito Novo, Campo Belo do Sul, Arroio Trinta, Xavantina, Armazém, Abraão da Silveira, Angelina, Coronel Freitas, Inácio de Oliveira, Luís Perini, Servidão Alvim M. da Silva, Servidão Santa Flora, Voluntários da Pátria, Grão Pará, Antônio E. de Oliveira, Arlindo Pereira de Macedo, Francisco dos Santos Faraco, Servidão Gentil Miranda, José Lino da Silva, Engenheiro Henrique Jordan, Domingos da Nova, André Becker, Albertina Pícoli Cota, Manoel Bandeira, Professor João Belarmino da Rocha, Barra do Sul, Abelino Abdon Ferreira, Hugo May, Antônio Cidral, Servidão Alida Timm, Martin Luther King, André F. da Silva e Doutor Caetano Cabral.

Bairro Floresta: ruas Botafogo, Uberaba, Genebaldo Vieira, Marabá, Eli Soares, Imperatriz, Içara, Luiz Alves, Major Gercino, Santarém, Floresta,
Meleiro, Cabo Frio, Gaspar, Lontras, Kalef João Francisco, Lauro Müller, Lebon Régis, Ilhota e rua Santa Catarina.
Ruas que englobam os dois bairros: João Pinheiro, Presidente Artur Bernardes, Epitácio Pessoa, Venceslau Brás, Itapema, Modelo, Guarujá, São Paulo, Barra Velha e Gravatal.

Principais cuidados para evitar o mosquito 

 Eliminar recipientes que acumulam água ao ar livre como pneus, garrafas, pratos, vasos. 
Limpar todo recipiente antes de guardar. Os ovos do mosquito podem permanecer em ambiente seco durante um ano e quatro meses. 
Limpar as calhas 
Lavar plantas que acumulam água uma vez por semana 
 Limpar recipientes da água dos animais uma vez por semana 
Tampar caixas de água
 Cobrir lixos e materiais recicláveis Serviço: Orientações 
Vigilância Ambiental - 3432-2337 Denúncia – 156
A NOTÍCIA 12/02/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário